Portuguesa ganha prémio mundial

A ideia surgiu quando ainda estava no Secundário mas, seis anos depois, o protótipo ganha vida e promete revolucionar a Medicina. Ana Ferraz venceu o Imagine Cup da Microsoft ao apresentar um projecto de baixo custo que faz testes ao sangue em apenas cinco minutos. O próximo objectivo é levá-lo ao mercado, escreve o Diário de Notícias.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
13/07/2013 07:50 ‧ 13/07/2013 por Notícias Ao Minuto

País

Microsoft

A pensar nas situações de emergência, Ana Ferras, com 26 anos e a fazer o doutoramento, criou um protótipo portátil de baixo custo que permite analisar o sangue, através de testes, em apenas cinco minutos.

Segundo o Diário de Notícias, a jovem levou seis anos até fazer saltar a ideia do papel, mas o seu protótipo valeu-lhe um prémio de 50 mil dólares, cerca de 38 mil euros, que no futuro servirão para contactar “investidores e empresas portuguesas para melhorar o protótipo e chegar a um desenho definitivo”.

A aluna de doutoramento da Universidade do Minho quer concluir o projecto de modo a que chegue ao mercado o quanto antes. Como foram as situações de emergência o mote da invenção, Ana Ferraz, escreve o jornal, quer levar a sua ideia a países ainda em desenvolvimento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas