Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sexo e desejo estão em época alta

Especialistas em sexualidade e médicos, consultados pela revista ‘Notícias Magazine’, uma publicação do Diário e Jornal de Notícias, explicam este domingo porque motivos com a chegada do Verão e do calor, o sexo e o desejo entram em época alta.

Sexo e desejo estão em época alta
Notícias ao Minuto

09:44 - 04/08/13 por Notícias Ao Minuto

País Verão

A chegada do tempo quente faz aumentar o desejo sexual. A conhecida ginecologista do Hospital Santa Maria, Maria do Céu Santos, especialista em sexualidade, confirma esta tese, frisando não ter dúvidas de que o Verão, e as suas temperaturas, aumentam o desejo e convidam ao sexo.

“Porque nascem mais bebés em Maio? Foram feitos em Agosto. Sim, o Verão altera o completamente o nosso comportamento sexual. Os corpos, mais descobertos, transpiram sensualidade. A cor de pele é mais atraente, o cheiro mais intenso, há mais pele exposta. E em Abril, começam as dietas e os cremes. Ou seja, há um maior investimento na imagem do corpo que vai ser exibido no Verão”, explica a clínica, em declarações à revista ‘Notícias Magazine’, uma publicação do Diário e Jornal de Notícias.

No mesmo sentido, a psicóloga, sexóloga e presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Ana Carvalheira, acrescenta que esta época do ano permite que, com as férias, as pessoas fiquem mais ligadas ao corpo. “Durante todo o ano, vivemos muito concentrados em actividades mentais: trabalho, computador, telefone, televisor (…) mas no Verão, em férias, desligamos e o próprio contexto – o contacto com a frescura do mar, o calor da areia, a bebida do fim de tarde ou as refeições saboreadas e não comidas à pressa – faz com que liguemos mais ao corpo e tomemos mais consciência das sensações”, refere.

A juntar a isto, o calor e o sol provocam efeitos biológicos, designadamente dos níveis de serotonima (também conhecida como hormona da felicidade), um neurotransmissor que favorece o prazer, o bem-estar e a boa disposição.

Mas também o facto de gozar férias, o que significa descanso, faz aumentar o desejo sexual. “A grande variável que prejudica o sexo durante o ano é o stress” provocado, muitas vezes, por “preocupações profissionais”. Mas, no período de férias, “os níveis de stress diminuem e a disponibilidade para tudo o que implica prazer, como o sexo, é muito maior”, salienta a psicóloga.

“Nas férias, há maior liberdade, é tudo mais permitido”. Mas desengane-se se pensa que o Verão serve apenas para aventuras, apesar de ser mais provável que “se experimentem”, “cada vez há mais gente que procura compromissos”, pelo que, “se existem mais possibilidade de encontro nesta altura do ano, com sorte dá-se de caras com alguém que quer o mesmo”, sublinha Ana Carvalheira.

Se é este ou não o seu caso, aproveite o Verão para se divertir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório