Parlamento já perdeu 20% dos deputados eleitos em 2011

Desde 2011, ano em que Sócrates sai do Governo para entrar Passos Coelho, a Assembleia da República já perdeu 45 dos deputados eleitos, o correspondente a cerca de 20% do total, avança hoje o Diário Económico. Entre os partidos, o PSD foi o que, até agora, mais renúncias e suspensões sofreu.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
31/10/2013 07:58 ‧ 31/10/2013 por Notícias Ao Minuto

Política

Legislativas

As eleições autárquicas de 29 de Setembro tiveram um forte impacto no número de deputados que compõem as bancadas parlamentares, sendo actualmente menos 45 elementos do que em Junho de 2011, ou seja, refere hoje o Diário Económico, cerca de 20% do total.

Destes 45 deputados, oito abandonaram o lugar no Parlamento para ocupar cargos nos municípios, sendo que, salienta o politólogo Pedro Adão e Silva ao Diário Económico, “muitos saíram [ao longo destes anos] para o Governo” e “alguns por estarem cansados de ver a Assembleia desprestigiada”.

A juntar a estes motivos houve outros deputados que por motivos profissionais, pessoais, de saúde ou por imposição disciplinar do respectivo partido renunciaram ou suspenderam o mandato, destaca o Diário Económico.

O PSD foi o partido que mais deputados perdeu desde Junho de 2011: 22 elementos, tendo 15 destes saído para ocupar lugares no Governo de Passos Coelho, como ministros ou secretários de Estado.

O Diário Económico lembra que devido às autárquicas abandonaram a Assembleia da República, por exemplo, os sociais-democratas Almeida Henriques, Paulo Batista Santos, Hélder Sousa Silva, e os socialistas Basílio Horta, Ricardo Rodrigues, Fernando Medina, e Duarte Cordeiro.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas