“Neste último trimestre, mais de 48 mil portugueses encontraram um trabalho”. Foi assim que Hugo Soares, deputado do PSD, começou por comentar a descida da taxa de desemprego em Portugal, agora fixada nos 15,6%, de acordo com dados do INE hoje divulgados.
A criação de mais 48 mil postos de trabalho foi um dos argumentos mais usados pelo social-democrata para destacar a descida da taxa de desemprego e refutar qualquer crítica da oposição: “É inacreditável que qualquer partido de oposição continue a ter um discurso quase antipatriótico”.
Hugo Soares criticou o “discurso destrutivo” do PS e salientou que “aos partidos de oposição só resta reconhecer estas evidências” e deixar "o discurso do bota-abaixo”.
No Parlamento, o deputado disse ainda que os “sacrifícios dos portugueses” estão a ser compensados com os “primeiros sinais de recuperação”, embora admita que sejam ainda “sinais ténues”. “São os resultados dos portugueses, e que os sacrifícios dos cidadãos e das empresas têm resultado”, disse.
O INE revelou, esta quinta-feira, que a taxa de desemprego em Portugal foi de 15,6% no terceiro trimestre, 0,8 pontos percentuais abaixo do trimestre anterior e menos 0,2 pontos que no mesmo período de 2012.