Cavaco votou contra resolução a favor de Mandela

Corria o ano de 1987 quando foi votada uma resolução da Organização das Nações Unidas que visava manifestar solidariedade para com a causa assumida por um homem só. A causa? Libertação da África do Sul. O homem? Nelson Mandela. Ora, Portugal, na figura do então primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva, foi um dos três países que votaram contra, lembra a rádio TSF.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
06/12/2013 13:12 ‧ 06/12/2013 por Notícias Ao Minuto

Política

ONU

Estados Unidos, Inglaterra… e Portugal. Estes foram os três territórios que se opuseram à resolução da ONU que se solidarizava com a luta de libertação do regime do apartheid, causa maior da vida de Nelson Mandela.

Ronald Reagan, Margaret Thatcher e Cavaco Silva, eram, então, os líderes deste trio de países que se colocou do lado oposto de outros 129 que votaram a favor da resolução. O número de abstenções fixou-se em 22.

A este propósito, naquele que é o dia seguinte à morte de Madiba, a rádio TSF traz à liça as palavras que o deputado do PCP, António Filipe, dirigiu à bancada do PSD, aquando do debate na Assembleia da República sobre os votos de congratulação face ao 90.º aniversário de Mandela. Estávamos em 2008.

“Os senhores não querem que se diga que, quando, em 1987, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, com 129 votos, um apelo para a libertação incondicional de Nelson Mandela, os três países que votaram contra foram os Estados Unidos da América, de Reagan, a Grã-Bretanha, de Thatcher, e o governo português, da altura. Isto é a realidade! Está documentado!”, lembrou, à data, o parlamentar comunista. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas