Em entrevista na rúbrica “Ensaio Geral”, da Rádio Renascença, o filósofo João Gil acusou o atual ministro da Educação de ser um dos piores de sempre. Para João Gil, Nuno Crato está a destruir o sistema educativo.
José Gil olha para a situação dos professores e diz que é “inimaginável”. O filósofo afirmou que “hoje não se ensina nos liceus. Não há respeito pelos professores”.
“Temos possivelmente, e vamos descobri-lo, um dos piores ministros da Educação, um homem por quem eu antes tinha uma certa simpatia, que apareceu e que está a continuar a obra de destruição do ensino”, criticou João Gil.
Para o ensaísta português, “hoje não se ensina nos liceus. Os professores não têm tempo para nada, não há respeito pelos professores, nem sequer no aspeto dos honorários. Não lhes dão tempo. Enchem-nos de obrigações burocráticas que é um desperdício enorme de tempo.”
Para o filósofo, o futuro do país passa pela educação e lamenta que o ministro Nuno Crato não tenha ido a uma escola ver com os seus olhos os efeitos diretos da sua política.