Os partidos da coligação governamental chumbaram hoje o requerimento que pedia que Miguel Relvas fosse ouvido no Parlamento sobre o estudo que propõe que os arquivos do Estado sejam entregues a entidades privadas.
Todas as bancadas da oposição votaram a favor, mas a maioria chumbou o requerimento para que o responsável pela tutela do grupo de projecto para as tecnologias de informação e comunicação explicasse os pormenores do estudo.
Recorde-se que, na segunda-feira, o Diário de Notícias revelou que o Governo tinha pedido um estudo que visava passar as bases de dados da administração pública para entidades privadas, numa tentativa de reduzir despesas.
A comissão de Assuntos Constitucionais aprovou, com a abstenção de PSD e CDS, o pedido para que este estudo seja divulgado aos grupos parlamentares. Já o requerimento do PCP para audição da inspectora-geral da Administração Interna, Margarida Blasco, foi aprovado por unanimidade
O deputado comunista António Filipe disse à agência Lusa que há já vários anos que não são feitas audições parlamentares aos responsáveis da Inspecção-Geral da Administração Interna.