Mais uma licenciatura de político sob suspeita de falsificação

Mais uma licenciatura duvidosa volta a dar que falar. Desta feita, em causa está o curso superior tirado pelo secretário nacional adjunto do PS aquando da liderança de José Sócrates, André Figueiredo, sendo que, segundo adianta a edição desta sexta-feira o semanário Sol, paira a suspeita de que o diploma que atesta a sua formação tenha sido falsificado.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
11/04/2014 09:18 ‧ 11/04/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

André Figueiredo

A licenciatura de Direito tirada pelo secretário nacional adjunto do PS quando José Sócrates era primeiro-ministro, André Figueiredo, poderá ter sido objeto de falsificação, avança a edição de hoje do semanário Sol.

Aliás, o Ministério Público procedeu à abertura de um inquérito para aferir a validade desta suspeita. “No âmbito deste processo, já foram feitas várias diligências, estando-se neste momento a aguardar uma informação pedida à Direção-Geral do Ensino Superior”, indica fonte da Procuradoria-Geral da República à mesma publicação.

Em simultâneo, corre um processo no Tribunal Administrativo de Coimbra com vista a um hipotético pedido de anulação da licenciatura.

As dúvidas sobre o curso tirado na antiga Universidade Internacional pelo agora deputado ‘rosa’ prendem-se com o facto de cerca de 20% das disciplinas surgirem feitas em virtude do sistema de creditação de competências, ou seja, pela atribuição de equivalências de acordo com a experiência profissional do aluno, o que aconteceu apenas uns dias antes da certificação do diploma de André Figueiredo. Por sinal, numa altura em que a instituição de ensino estava encerrada e sem conselho científico para proceder à creditação de competências tal como a lei obriga.

O parlamentar reage com repúdio a esta suspeita. “O processo da minha licenciatura, que tirei com mérito e com esforço, é normalíssimo, não tenho nada a esconder”, garante André Figueiredo, em declarações ao Sol, e remata: “Tenho a certeza de que isso ficará provado e de que a Justiça irá punir quem está a difamar-me”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas