Francisco Assis é que mais aparece nos media, mas a coligação de direita consegue aparecer mais do que os socialistas. A campanha começou esta segunda-feira, declara o Expresso Diário.
Um estudo da Cision elaborado para o Expresso, revela que, na última semana, o número de notícias com referência aos candidatos na televisão, rádio, imprensa e edições online, Assis ganha com 32% em comparação aos 24% de Paulo Rangel, o líder da direita.
Contudo, aos números de Rangel é necessário somar os de Nuno Melo, seu parceiro de coligação e esta aliança ultrapassa os socialistas. Rangel e Melo conseguem 33% das notícias, mais um ponto percentual do que Assis.
Na última semana, Assis já foi referenciado 604 vezes na comunicação social. Rangel esteve nas bocas dos media 399 vezes e Melo 235 apesar de, aparecerem em 634 notícias, ao serem somados.
João Ferreira, do PCP e Marisa Matias, do Bloco estão situados muito perto um do outro e Rui Tavares, do partido Livre, foi nota de rodapé.
Aos fins de semana é quando os candidatos são falados incessantemente e assim que a semana começa, descem muito. Só Rangel e Assis é que se mantêm no topo.
Os media são muito importantes para a transmissão da mensagem e é a arma mais importante no combate à abstenção, que em 2009 foi a grande vencedora, com 63.22%. E para que isso não aconteça, muitos centram-se nos dados revelados pelos media.