Ex-deputada 'laranja' acusada de abuso de poder

Ana Manso, ex-deputada do PSD, está a ser acusada pelo Ministério Público do crime de abuso de poder enquanto foi presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Guarda. Em causa está a nomeação do marido para auditar a sua própria gestão, violando o Estatuto de Gestor Público, escreve o Jornal de Notícias.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
15/05/2014 09:20 ‧ 15/05/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

Ana Manso

A ex-deputada do PSD foi eleita presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda em dezembro de 2011. Uma semana depois, o marido de Ana Manso, que era administrador hospitalar de 2ª classe na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco pediu transferência para a Guarda, pedido que foi autorizado pela administração da ULS da Guarda.

Segundo a acusação do Ministério Público a que o Jornal de Notícias teve acesso, Ana Manso é por isso acusada de abuso de poder por ter promovido e beneficiado da transferência do marido.

E beneficiado porque o cônjuge passou a auditar a gestão feita pela ex-deputada.

A transferência, que “por impulso” de Ana Manso foi aprovada pela administração da ULS da Guarda viola o Estatuto de Gestor Público, sendo que em nenhum documento foi referido que o funcionário em causa era marido da ex-deputada.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas