António Costa, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, afirmou hoje aos jornalistas estar disponível para se candidatar à liderança do Partido Socialista.
“Sinto que é meu dever corresponder a um anseio da maioria dos socialistas e dos cidadãos”, sublinhou, acrescentando que à derrota histórica da direita não correspondeu uma vitória de igual envergadura do PS.
O socialista adiantou, ainda, que já tem uma reunião marcada com António José Seguro, atual secretário-geral do partido, para amanhã onde debaterá este tema, num “processo claro, transparente, que una o partido”.
António Costa revelou que está "preparado para liderar essa mudança" e proporcionar aos portugueses "um Governo sóbrio".
De acordo com os estatutos do PS, o Congresso Nacional pode reunir extraordinariamente "mediante convocação da Comissão Nacional, do Secretário-Geral, ou da maioria das Comissões Políticas de Federações que representem também a maioria dos membros inscritos no partido".
António Costa presidiu esta manhã, na Ribeira das Naus, à inauguração de um monumento em memória da antiga vereadora Maria José Nogueira Pinto.
Presentes na cerimónia estiveram várias individualidades como o vice-primeiro-ministro Paulo Portas, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, Pires de Lima, a primeira-dama Maria Cavaco Silva, o marido e as filhas de Maria José Nogueira Pinto, o presidente da Tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira, o vice-presidente do PSD, Marco António Costa e a social-democrata Manuela Ferreira Leite, entre outros.