Viana tem quatro dos seis autarcas a pedir congresso a Seguro

Os presidentes de quatro das seis Câmaras Municipais lideradas pelo PS, no distrito de Viana do Castelo, vieram hoje a público defender a convocação "urgente" de um congresso extraordinário do partido, numa declaração de apoio a António Costa.

Notícia

©

Lusa
30/05/2014 10:59 ‧ 30/05/2014 por Lusa

Política

Socialistas

Em comunicado enviado à Lusa os autarcas de Caminha, Ponte da Barca, Monção e Paredes de Coura afirmam que "o Partido socialista tem tudo a ganhar com um debate profundo sobre o seu futuro e o futuro do país".

"É urgente a convocação de um congresso extraordinário que permita a reafirmação de um percurso ou a consolidação de uma estratégia diferente para o país a partir do PS e a apresentação de protagonistas fortes, empenhados, de méritos reconhecidos e, sobretudo, mobilizadores dos socialistas e de todos os portugueses que não se revêm na política de empobrecimento a que este Governo nos condena", lê-se no documento a que a Lusa teve acesso.

Sustentam que "o PS nunca teve medo do confronto de ideias", e que "os desafios políticos, como o que o PS enfrenta, têm sempre soluções políticas".

"As interpelações da democracia, não se resolvem com trejeitos de repartição. O PS nunca foi um partido de mangas-de-alpaca, o PS foi sempre um partido de mangas arregaçadas. Saibamos honrar a história do PS", acrescentam os autarcas Miguel Alves, Vassalo Abreu, Augusto Domingues e Vítor Paulo Pereira.

Os quatro socialistas consideram que "é tempo de devolver a voz aos militantes de modo a debatermos as nossas diferenças e a trilharmos um caminho de esperança que una os portugueses".

"Quem se afirmar neste debate interno, aparecerá sempre mais sólido perante o país", defendem os autarcas.

Terça-feira passada o presidente da federação do PS de Viana do Castelo tinha afirmado à Lusa que "das dez concelhias do distrito, sete claramente estão com António José Seguro e uma ainda está em dúvida. As restantes manifestam intenção de apoiar uma candidatura de António Costa caso venha a ser concretizada".

Na altura, José Manuel disse que o anúncio da disponibilidade de António Costa para disputar a liderança do Partido Socialista "não é oportuno".

Sublinhou tratar-se de uma "opinião pessoal" e remeteu para hoje uma posição oficial do partido, após a reunião da distrital socialista que vai analisar os resultados eleitorais das europeias de domingo passado.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas