Em 2011, Seguro era contra primárias abertas

A liderança do PS poderá vir a ser escolhida pelos eleitores e não apenas por militantes do partido. Mas a proposta de Seguro parece chocar com a opinião de Seguro em julho de 2011, como demonstra um vídeo publicado no YouTube, que o deputado socialista João Galamba partilhou na sua página na rede social Facebook.

NotíciaVídeo

©

Notícias Ao Minuto
03/06/2014 13:14 ‧ 03/06/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

PS

“Eu considero que deve haver primárias e que essas primárias devem ser circunscritas aos militantes do PS”, pode ouvir-se no vídeo de um debate na SIC Notícias entre Francisco Assis e António José Seguro, em julho de 2011.

O vídeo publicado no YouTube foi partilhado pelo deputado socialista João Galamba no Facebook, com a nota: “vale a pena ver este excerto do debate Assis-Seguro para perceber o que o atual secretário-geral do PS, em 2011, dizia das primárias”.

“Nós em Portugal iríamos permitir que os eleitores do PSD, do PCP, do Bloco de Esquerda também escolhessem?”, questionou na altura o atual secretário-geral, considerando que seria “muito difícil” mudar de opinião.

Na altura, o debate surgiu na sequência de uma proposta de Francisco Assis, que foi escolhido este ano como cabeça de lista do PS às eleições Europeias. A vitória de Assis nas Europeias foi a segunda vitória de Seguro na liderança do PS – a anterior tinha sido nas autárquicas – mas a margem pequena de vantagem sobre a Aliança Portugal (que juntou PSD e CDS), que teve um dos piores resultados da sua história, levantou dúvidas no seio do PS relativamente à liderança de Seguro.

Recorde-se que na semana passada, na sequência das eleições, o atual presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, mostrou-se disponível para assumir a liderança do partido, isto quando falta pouco mais de um ano para as eleições legislativas.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas