Numa altura em que o PS tenta decidir o rumo a seguir até às eleições legislativas, com António Costa a lançar-se na corrida pela liderança, o barómetro jornal i/Pitagórica de junho dá conta da opinião dos inquiridos sobre a atual e futura situação do partido ‘rosa’.
Questionados sobre ‘quem seria o melhor líder do PS neste momento’, 60,5% dos inquiridos não tem dúvidas em responder António Costa, contra 18,2% que defende a manutenção de António José Seguro. Ainda assim, 21,3% não tem opinião sobre qual o melhor líder ou opta por não responder.
No mesmo sentido, 56,3% sustenta que o PS deve ‘convocar desde já eleições internas’, já 29,2% entende que António José Seguro deve manter-se na liderança até às legislativas de 2015. A esta questão, 14,5% opta por não responder ou diz não saber qual a melhor solução.
Partindo do pressuposto que são convocadas eleições internas e que António Costa, 33,2 considera que deve manter-se na Câmara de Lisboa, cumprindo o mandato para que foi eleito em setembro do ano passado, enquanto 28,7% entende que o vice-presidente Fernando Medina assumir a liderança da autarquia.
Porém, 22,1% dos inquiridos pelo barómetro jornal i/Pitagórica de junho defende que no caso de uma vitória de Costa devem ser convocadas eleições antecipadas.
Esta sondagem, refere o jornal i, foi realizada entre 30 de maio e 1 de junho, sendo o erro máximo da amostra de 4,4% para um grau de probabilidade de 95,5%.