Propostas de Seguro estão "deficientemente preparadas"

O responsável pelas matérias fiscais no Governo, Paulo Núncio, comentou as propostas avançadas por António José Seguro relativamente ao imposto sobre o valor acrescentado (IVA) como “deficientemente preparadas” e “tecnicamente mal concebidas”, noticia o Observador.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
13/06/2014 15:35 ‧ 13/06/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

Paulo Núncio

Paulo Núncio, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, afirmou, em entrevista ao Observador, que as propostas apresentadas por António José Seguro para reformular o regime do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) estão “deficientemente preparadas” e “tecnicamente mal concebidas”.

Para o líder socialista, as empresas que se atrasam no pagamento das faturas aos respetivos fornecedores devem ser impedidas de deduzir o IVA relativo a estes documentos até que procedam à liquidação dos mesmos. Seguro sugeriu ainda que as sociedades que fornecem bens e serviços ao Estado sejam obrigadas a pagar este imposto apenas quando o Estado lhes pagar aquilo que lhes deve.

Núncio adiantou, em primeiro lugar, que o Governo “não tem conhecimento formal das propostas apresentadas pelo PS” e sublinhou que a primeira proposta do líder do PS “aparenta não ser compatível com o direito comunitário” e a segunda “não parece fazer sentido”, por já ser aplicada “nos termos previstos no regime de ‘IVA de caixa’ aprovado pelo Governo em maio” de 2013.

“O IVA é um imposto regulado a nível europeu através de Diretiva, pelo que cada Estado-membro, incluindo Portugal, deve cumprir com as regras estabelecidas, nomeadamente em termos das regras aplicáveis à forma e período de dedução do imposto”, esclareceu o secretário de Estado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas