Cavaco defende nomeação de Juncker para a Comissão Europeia
O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje que as expectativas criadas aos cidadãos europeus face ao presidente da Comissão Europeia "devem ser respeitadas" com a nomeação de Jean-Claude Juncker, enquanto candidato indicado pela família política mais votada nas eleições para o Parlamento Europeu.
© Reuters
Política Discurso
"Portugal tem uma posição em relação a escolha do próximo presidente da Comissão. Foram criadas expectativas aos cidadãos e essas expetativas devem ser respeitadas", declarou Cavaco Silva.
O Presidente falava no Palácio de Belém, em Lisboa, durante a conferência conjunta com o Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, que se encontra em visita oficial a Portugal.
Ambos os chefes de Estado foram questionados sobre a presidência da Comissão Europeia e a posição do Reino Unido, que se manifestou contra a nomeação de Jean-Claude Juncker, tendo o presidente alemão recusado pronunciar-se diretamente sobre a matéria.
"Serão os governos e os membros do Parlamento Europeu a falarem", disse o Presidente alemão, acrescentando não querer uma Europa sem os britânicos.
Já Cavaco Silva, sem se pronunciar sobre a posição do Reino Unido, afirmou que "foi dito que o candidato apresentado pela força política que viesse em primeiro lugar, depois das eleições ao Parlamento Europeu, seria aquele que seria proposto ao Parlamento Europeu para presidente da Comissão Europeia".
O Presidente alemão respondeu ainda a uma pergunta sobre futebol, tendo sido confrontado com a "pouco solidária" goleada da Alemanha a Portugal no primeiro jogo de ambas as quipás no Mundial de Futebol.
"Até pensei que após esse resultado adiassem a minha visita de estado", brincou Gauck.
"No último jogo, felizmente, houve um segundo golo português que assegurou a permanência de Portugal no Brasil, e resolvi vir", concluiu, referindo-se ao empate entre Portugal e os Estados Unidos da América por 2-2.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com