Com 31 anos, licenciatura, mestrado e doutoramento, Luís Durão Barroso chega ao Banco de Portugal para o Departamento de Supervisão Prudencial. Conta o Jornal de Negócios que a regra na instituição é contratar por concurso. Tal só não se verifica em situações de “comprovada e reconhecida competência profissional”, explicou uma fonte da instituição adiantou ao mesmo jornal.
No seu curriculum, Luís Durão Barroso conta com a licenciatura em Direito na Nova e o mestrado e doutoramentos, tirados na London School of Economics. Desde 2012 que é docente na Universidade Católica. Antes, profissionalmente, contava apenas com dois estágios de verão nos escritórios de advocacia Linklaters e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados.
A mesma fonte explicou ainda ao Jornal de Negócios que, na instituição, “o número de admissões por convite é residual” quando comparado com as contratações por concurso. Apesar da excecionalidade das contratações por convite, “foram admitidos por convite candidatos em circunstâncias idênticas” às do filho do antigo primeiro-ministro, que abandonou o cargo para se tornar presidente da Comissão Europeia.