Os boletins para as eleições presidenciais que se avizinham já terão um candidato confirmado. António Guterres será a primeira candidatura a avançar para Belém. O ‘sim’ do antigo primeiro-ministro já terá corrido pelos corredores socialistas, sendo que tanto António Costa como António José Seguro já terão a confirmação da disponibilidade do alto-comissário para os refugiados da ONU.
Segundo escreve o Sol, os dois concorrentes à chefia do partido do largo do rato já terão tido conhecimento da decisão, mas também o antigo líder socialista, José Sócrates, terá sido informado.
Jorge Coelho, que foi braço direito de Guterres durante o consulado deste à frente dos destinos do país, fará também parte do restrito leque de figuras rosas que tem conhecimento da decisão.
A candidatura, por agora, ainda não avançará formalmente, estando Guterres à espera do término do seu vínculo com a ONU para confirmar o seu nome.
O anúncio deverá acontecer em maio ou junho do próximo ano, dado que só em janeiro de 2016 se realizará o exercício eleitoral.