Frisando por várias vezes que "nunca quis extrapolar os resultados" das eleições para as federações do PS, Ana Catarina Mendes disse à Lusa que, após os resultados de sábado, "evidentemente que o que se sente é que há uma forte mobilização do PS em torno da candidatura de António Costa".
As eleições para as federações do PS concluíram-se no sábado, com os candidatos que apoiam António Costa às eleições primárias socialistas a vencerem em 10 das 19 estruturas.
Ao fazer uma análise aos resultados das eleições, a também eleita presidente da federação do PS de Setúbal começou por sublinhar que, das 19 federações, "sete optaram por ter candidaturas únicas, por isso, são comuns, e duas onde os candidatos eram apoiantes da mesma candidatura nacional".
"Nas 10 federações onde houve realmente disputa que se possa de alguma maneira querer extrapolar para as eleições primárias de 28 de setembro, então aí, os números são muito evidentes: os presidentes eleitos em seis destas 10 federações apoiam António Costa e somam 11.762 votos (56,1%) e em quatro ganham presidentes apoiantes de António José Seguro com 9.202 votos (43%)", disse.
"Isto significa que os apoiantes de António Costa foram quem teve uma maior votação e uma expressiva votação para este fim de semana", acrescentou.
Os candidatos que apoiam António Costa nas primárias socialistas de 28 de setembro venceram em Lisboa, Aveiro, Federação Regional do Oeste, Leiria, Setúbal, Braga, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Algarve.
Os candidatos que apoiam nas primárias o secretário-geral do PS, António José Seguro, venceram em Bragança, Viana do Castelo, Coimbra, Viseu, Santarém, Baixo Alentejo, Guarda, Porto e Vila Real.
Os universos eleitorais das eleições para as federações e das eleições primárias de 28 de setembro são distintos.
Para as federações podiam votar 46.229 militantes socialistas (com quotas em dia), segundo dados oficiais do PS, enquanto para as primárias poderão votar todos os militantes socialistas (mesmo sem as quotas em dia) e todos os cidadãos que se inscreverem como simpatizantes até dia 12 de setembro (mais de 55 mil estavam registados até à passada quarta-feira).