"Este ano não vou, fui no ano passado, este ano farei uma videoconferência com todos os nossos destacamentos no estrangeiro e será por essa via que faremos uma conciliação de opiniões e que poderei transmitir a mensagem enquanto ministro da Defesa Nacional, a mensagem do Governo, às nossas FND", afirmou o governante.
Aguiar-Branco falava aos jornalistas no final de uma visita ao Aquário Vasco da Gama, em Algés (Oeiras), que foi distinguido com o Prémio Defesa e Ambiente 2012 e que será entregue na quarta-feira numa cerimónia com o ministro da Defesa e com a ministra do Ambiente, em São Julião da Barra, também no concelho de Oeiras.
O ministro da Defesa sustentou a decisão com a “necessidade” de haver "uma contenção mais forte. Por isso este ano entendemos que seria mais adequado não o fazer e veremos
Os governantes com a pasta da Defesa Nacional visitam habitualmente na altura do Natal as tropas portuguesas no estrangeiro, principalmente os contingentes em missão no Kosovo (KFOR), no Afeganistão (ISAF) e no Líbano (UNIFIL, missão que Portugal abandonou neste verão).