O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, atirou farpas à ministra do Ambiente, Assunção Cristas, e a ministra do Ambiente com farpas respondeu a Álvaro Santos Pereira. Parece uma charada mas não é.
Depois de o governante com a pasta da Economia ter criticado regras ambientais "fundamentalistas" que prejudicam o sector do qual detém a pasta, a colega retalia, alegando que não podemos voltar ao século XIX e tece elogios à ambição europeia, relata a edição online do semanário Expresso.
Assunção Cristas falava na manhã desta quinta-feira, no âmbito da comissão parlamentar do Ambiente, tendo sido pressionada pelo deputado socialista Pedro Farmhouse para comentar as declarações do ministro da Economia.
"O senhor ministro considerou que o ambiente é um entrave à economia. Revê-se nesta posição do sr. ministro da Economia? É esta a posição oficial do Governo português?", questionou o deputado do PS, citado pelo Expresso.
Ora a responsável do Ambiente, sentindo-se beliscada, respondeu então: "Nesta matéria, como é evidente, há muitas práticas pelo mundo fora, e o que sentimos enquanto Europa é que puxamos pela carroça sozinhos e que é difícil arcar outros. A solução, a meu ver, é continuar a puxar pela carroça, continuar a pôr na agenda um desenvolvimento sustentável (...) com a ambição de fazer um desenvolvimento económico de século XXI, diferente do que foi feito no século XIX, porque hoje as possibilidades para esse desenvolvimento são bastante diferentes".