A proximidade entre António Costa e Rui Rio em dado que falar. E – pelo menos neste caso – onde há fumo, pode mesmo vir a haver fogo.
O ex-presidente da Câmara do Porto está, de acordo com o Expresso, disponível para ser o número dois de António Costa, caso este vença as eleições legislativas sem maioria absoluta.
“Rio estará lá. Ele não teria qualquer problema em aceitar ser o vice de Costa com um plano de regeneração do regime”, disse um dos seus apoiantes ao semanário.
Contudo, a possibilidade de Rio ficar à frente do PSD deixa de ser colocar caso Costa vença com mais de 50% dos votos. Neste caso, não passa pela cabeça do social-democrata ser líder da oposição.
A realização de primárias no PSD - à semelhança do que aconteceu no PS - é uma questão que tem sido colocada em cima da mesa por alguns apoiantes de Rui Rio, mas não será este o protagonista da mudança. “Não esperem que ele tome uma iniciativa para derrubar ou afrontar Passos. O Rui é um institucionalista”, acrescentou uma fonte em declarações ao Expresso.