Os presidentes das federações do Porto, Santarém, Beja e Bragança foram chamados a jantar com Álvaro Beleza, na terça-feira, para que os apoiantes do ex-secretário-geral do PS se sentissem mais confortáveis com a nova liderança.
O jantar aconteceu antes da Comissão Nacional do PS e teve lugar no restaurante Grande Elias, em Lisboa. Estiveram também presentes os representantes das federações de Setúbal, Évora, Lisboa Oeste, Braga e Leiria, além dos dirigentes nacionais Miguel Laranjeiro, António Galamba, Jamila Madeira e João Proença, noticia o Expresso.
No entanto, alguns ‘seguristas’ mostram-se céticos quanto à influência negocial de Beleza junto de António Costa. No seu entender, existiram maus sinais na forma como correram as coisas quer na composição da direção do grupo parlamentar, quer na composição Organizadora do Congresso. E apesar de Ferro Rodrigues ter convidado três apoiantes de Seguro nas primárias, só um é que tem tido mais peso.
Há aqueles que acreditam que o ‘segurismo’ não se devia deixar-se ir na conversa da unidade.
Recorde-se que Beleza foi muito pressionado para encabeçar uma candidatura à liderança do partido, mas acabou por preferir a paz, dirigindo-se, por sua iniciativa, a António Costa e conseguindo que este lhe garantisse um terço dos lugares para os 'seguristas' nos órgãos nacionais partidários, bem como a promessa de integrar vários dos temas da agenda de Seguro na sua moção.