Está para já afastado que das jornadas parlamentares entre PSD e CDS possa sair um acordo entre os dois partidos quanto à forma como concorrerão às próximas eleições legislativas, escreve o Diário de Notícias esta sexta-feira.
De acordo com esta publicação, este foi um pedido expresso do primeiro-ministro que deu instruções aos dirigentes do seu partido para nada dizerem sobre o tema. Qualquer decisão para este tema só será apresentada em 2015.
Segundo as informações recolhidas pelo DN, no imediato, o líder do Executivo quer centrar o debate político no Orçamento do Estado para o próximo ano e sobre a reforma fiscal apresentada pelo Governo.
Ao mesmo tempo, assim evita-se que as estruturas dos dois partidos pressionem as respetivas direções sobre negociação de nomes e listas de candidatos, fechando-se também a porta do debate à oposição, ávida por fazer o tema entrar em agenda.
Assim, uma comunicação final que possa resultar no final dos trabalhos desenvolvidos pelos deputados e ministros dos dois partidos estará sempre despida de qualquer declaração neste sentido.