Cecília Honório, do Bloco de Esquerda, pronunciou-se esta tarde sobre a detenção do diretor do SEF e sobre a investigação que está a ser realizada pela Polícia Judiciária relativa à atribuição de vistos ‘gold’.
Considerando que estes vistos foram “sempre uma via verde para negociatas sem critério e para a criação de um número ridículo de empregos”, a deputada do Bloco garante que Paulo Portas irá ser chamado à Assembleia para explicar o seu envolvimento na situação.
Cecília Honório considera que “a situação é demasiado grave” até “porque existem altos cargos do Estado envolvidos no processo”, e que por isso o Governo deve “ainda hoje dar esclarecimentos aos portugueses”.
“Existe o indício de crimes muito graves ligados a esta rede de negócios da qual o principal propagandista foi Paulo Portas”, refere a deputada, garantindo que o líder do CDS será chamado à Assembleia para explicar-se quanto à situação. “O primeiro-ministro também é responsável e deve assumir as suas responsabilidades”, defende, referindo que não será também deixada de parte uma audição a Miguel Macedo e a Paula Teixeira da Cruz.
“Há aqui uma política de descriminação” com os vistos Gold que não ajudaram nem o país nem a economia. “O país e a economia ganharam pouquíssimo mas quem quis fazer negócios esteve à vontade e com as costas quentes”, acusa.