Taxa de turismo deu origem a "campanha eleitoral mesquinha"

Para Manuel Ferreira Leite a taxa que António Costa quer cobrar aos turistas que visitem a capital deu origem a uma campanha eleitoral "no seu aspeto mais mesquinho". No seu espaço de comentário semanal na TVI 24 a ex-ministra das Finanças questiona o motivo de ministros se estarem a preocupar com medidas de âmbito autárquico.

Notícia

© Global Imagens

Andrea Pinto
13/11/2014 22:53 ‧ 13/11/2014 por Andrea Pinto

Política

Ferreira Leite

Manuela Ferreira Leite afirmou hoje no espaço ‘Política Mesmo’ da TVI 24 que a controvérsia em torno da Taxa Municipal de Turismo que António Costa quer implementar aos turistas em Lisboa “é uma verdadeira campanha eleitoral no seu aspeto mais mesquinho”.

A antiga ministra das Finanças considerou “lastimável este assunto ter vindo para a praça pública como se isto fosse um tema que preocupasse os cidadãos” e que considera absurdo os ministros terem vindo a público pronunciar-se sobre medidas tomadas por presidentes de Câmaras Municipais. “Há problemas sérios que são tomados pelas autarquias, como o IMI, e nunca vimos nenhum político pronunciar-se sobre o assunto”, disse.

Reforçando que o seu objetivo não é defender António Costa, até porque possuem ideologias políticas diferentes, Manuela Ferreira Leite lançou porém uma questão a Paulo Portas. “Quando se mudou o IVA da restauração para 23% não estavam também a matar a galinha dos ovos de ouro?”, inquiriu, lembrando que a medida não prejudicou apenas turistas, como os portugueses que “moram cá e deixaram de comer fora”. Além disso, defende que um euro provavelmente não fará assim tanta diferença a um turista que queira permanecer em Lisboa.

A comentadora referiu, ainda, que esta é “uma discussão que tem a ver com interesses pessoais e que é a política no seu pior aspeto” e que gostaria de ver “uma maior seriedade” em relação à medida.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas