"António Costa lançou uma espécie de OPA aos partidos da esquerda, incluindo o BE. Também há OPA's hostis. É evidente que está a dirigir-se aos partidos de esquerda dizendo 'construam connosco uma alternativa política", afirmou o deputado Matos Correia, vice-presidente e deputado social-democrata, comentando o discurso realizado pelo autarca de Lisboa durante o Congresso do Partido Socialista.
Para o vice-presidente do PSD, as afirmações recentes do recém-eleito líder do PS demonstram “uma deriva” à esquerda, que Matos Correia considerou preocupante. Neste ‘pacote’, o social-democrata enquadrou ainda Ferro Rodrigues.
"Acho extraordinariamente preocupante o discurso de radicalização esquerdista feito pelo secretário-geral do Partido Socialista. (…) Temos vindo a assistir a um conjunto de discursos que demonstram uma deriva esquerdista extraordinariamente preocupante e um interesse e uma disponibilidade para fazer um conjunto de acordos à esquerda com partidos que, suponho, em questões fundamentais, não concordam com o Partido Socialista", assinala o dirigente laranja.