O Partido Socialista lidera este sábado uma sondagem da Eurosondagem realizada para o Expresso. De acordo com o semanário do Grupo Impresa, o partido agora liderado por António Costa colhe 38% das intenções de voto dos portugueses. Ou seja, o caso Sócrates, apesar de muito falado na imprensa e na opinião pública, não tem prejudicado a imagem do PS.
Desde que foi eleito nas primárias, António Costa tem estado em trajetória ascendente, ganhando desde setembro 4,5 pontos percentuais. O PSD, com 25,2%, no mesmo período, caiu 2,8.
Com estas novas contas, o PS ganha vantagem em relação aos partidos da coligação governativa. A distância que separa Costa de Passos Coelho é já de 5 pontos. Há um mês a distância era de 4.
O novo líder socialista, avaliado pela primeira vez, tem no capítulo da popularidade o seu primeiro exame. E passou com distinção, diga-se.
Costa segura uma opinião positiva de 9,6 pontos, apenas comparável com a opinião dos portugueses sobre Paulo Portas. O líder centrista tem uma pontuação de 7,3 pontos. Passos Coelho está em terreno de descida, tem -13,7 pontos negativos.