Câmaras podem vir a gerir equipamentos culturais

Um anteprojeto de decreto-lei do Governo prevê a passagem da gestão de equipamentos culturais para as câmaras municipais. Conta o Jornal de Notícias que esta medida é pensada em particular para as grandes cidades, como Lisboa e Porto.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
25/12/2014 09:40 ‧ 25/12/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

Propostas

Embora na prática muitas câmaras sejam responsáveis pela gestão de equipamentos culturais como bibliotecas, museus e teatros, há uma proposta do Governo em cima da mesa que poderá fazer com que a situação se torne padrão, em particular nas grandes cidades, como Lisboa e Porto.

Em causa está uma versão preliminar de um anteprojeto de decreto-lei, de que o Jornal de Notícias dá conta, e que terá sido apresentado há dias pelo Executivo ao Conselho Territorial, que irá analisar esta proposta de descentralização.

O mesmo jornal adianta que este documento prevê a passagem de competências na “gestão de espaços físicos”, sendo que esta mudança poderá envolver pessoal técnico – que passaria assim a estar sob alçada de câmaras ou associações de municípios – e também escolhas na programação cultural, além da gestão dos espaços.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas