Debates quinzenais podem ter os dias contados

Se PSD e PS não têm concordado em diferentes aspetos, parece haver pelo menos um ponto em que estão de acordo: os debates que, quinzenalmente, implicam a presença do primeiro-ministro no Parlamento, poderão ter os dias contados, adianta o Sol.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
26/12/2014 07:39 ‧ 26/12/2014 por Notícias Ao Minuto

Política

Parlamento

O modelo de debates quinzenais que contam com a presença do primeiro-ministro no Parlamento poderá terminar depois das próximas eleições. Os dois partidos mais representados na Assembleia da República – PS e PSD – parecem estar de acordo neste aspeto, noticia o semanário Sol.

Luís Montenegro, do PSD, diz mesmo que o “modelo está esgotado”, sugerindo que o modelo espanhol, que implica perguntas semanais “ao Governo, mas aos ministros”, poderá ser mais eficaz, evitando que o debate fique tão estanque.

Do PS, conta o mesmo semanário, surge Vieira da Silva, vice-presidente da bancada ‘rosa’, sugerindo que haveria “mais interesse se os debates com o Governo fossem centrados em políticas concretas”. Recorde-se que este modelo de debates quinzenais funcionava já no período em que José Sócrates era primeiro-ministro.

Curiosamente, em 2013 era já o próprio candidato socialista António Costa que sugeria que se tratava de uma das “ideias mais estúpidas de que há memória”. Qualquer novidade sobre o novo modelo a aplicar, no entanto, só deverá surgir já depois das eleições legislativas.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas