Maioria chumba audição de Sérgio Monteiro sobre 'swaps'
A maioria chumbou hoje o requerimento do PS para audição do secretário de Estado dos Transportes sobre a transferência do financiamento do consórcio ELOS para o TGV, que ganhou o concurso para o troço Poceirão/Caia, para o Estado.
© Global Imagens
Política Secretário de Estado
"Foi conhecido que o senhor secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações [Sérgio Monteiro] participou ativamente na transferência de prejuízos de uma sociedade privada para o Estado, em causa própria, dado que no passado foi administrador dessa sociedade, tendo nessa qualidade participado nos atos que vieram a gerar os prejuízos para a entidade privada e agora foram transferidos para o Estado", lê-se no requerimento do PS que hoje foi chumbado na comissão de Economia e Obras Públicas.
O deputado do PSD, Luís Leite Ramos, explicou à Lusa que a maioria entendeu que "tudo aquilo que o PS invoca foi apurado na comissão de inquérito aos 'swap [instrumentos de cobertura de risco] '", considerando que a oposição está a pegar no tema para "desviar as atenções".
Na passada quinta-feira, o PS admitiu a demissão do secretário de Estado dos Transportes pela transferência de um 'swap' para o Estado, em nome da "coerência" com outras demissões neste Governo.
Enquanto estava no Caixa BI, o governante participou nos instrumentos financeiros do consórcio para a construção do primeiro troço da alta velocidade, que foram transferidos para a estatal Parpública -- produtos que têm, neste momento, perdas potenciais para o Estado de cerca de 152 milhões de euros.
"Sérgio Monteiro terá que vir ao parlamento dar todas as explicações de uma atitude que nos parece promiscuidade entre o privado e o público, falta de transparência, que tem que ser explicada", exigiu então a vice-presidente da bancada parlamentar do PS Ana Catarina Mendes.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com