No próximo dia 9 (segunda-feira), o Clube dos Pensadores, fundado por Joaquim Jorge, vai receber mais um convidado de peso: Rui Rio, antigo presidente da Câmara Municipal do Porto e por muitos visto como um possível candidato a Belém ou à liderança do PSD.
O debate tem hora marcada para as 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia, e o tema em cima da mesa será se ‘É preciso Reformar a Política?’ em Portugal. A resposta será dada pelo economista e ex-autarca, encarado por muitos portugueses como alguém “austero, poupado e equilibrado”.
Por vezes crítico da atuação de Passos Coelho, Rio tem alimentado nos últimos tempos “uma relação de proximidade com António Costa”, num momento em que, lê-se no comunicado do Clube dos Pensadores, “há um grande divórcio entre os políticos e os portugueses”.
E, acrescenta o documento, “há várias razões para justificar, o facto de a política ser mal vista: atitudes e comportamentos dos actores (políticos); falta do exemplo; excesso de privilégios; impunidade; a não separação entre política e justiça; etc”, serão, por isso, necessárias “novas formas de fazer política e que a cidadania recupere o seu lugar”.
Saliente-se que, com frequência o Clube dos Pensadores promove este tipo de debates sobre temas atuais e de interesse público, tendo já por lá passado figuras como Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Garcia Pereira, Teixeira dos Santos, entre outros.