Em comunicado divulgado hoje, Mendes Bota adianta que a distinção, que recebeu em Estrasburgo, pela presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, se deve ao "trabalho e dedicação à causa Europeia" e à "defesa dos princípios da dignidade humana, da democracia e do estado de direito".
O ex-deputado, que a 01 de dezembro assumiu funções no gabinete do comissário europeu da Investigação, Ciência e Inovação, conta com 24 anos de percurso parlamentar na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, tendo ainda uma longa atividade na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que integrou pela primeira vez em 1988.
Contudo, foi nos últimos nove anos que o seu papel nesta organização se destacou, tendo o social-democrata exercido os cargos de presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, vice-presidente da Comissão da Igualdade e Não Discriminação e vice-presidente da Subcomissão sobre o Tráfico de Seres Humanos, entre outros.
Depois de ter participado ativamente numa campanha europeia contra a violência sobre as mulheres, entre 2006 e 2008, e de ter redigido o relatório 'Combater a Violência contra as Mulheres: por uma convenção do Conselho da Europa', Mendes Bota foi nomeado Coordenador da Rede Parlamentar Europeia 'Mulheres livres de violência'.
José Mendes Bota chegou ao parlamento em 1991, e antes de integrar o gabinete de Carlos Moedas era presidente da Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação, tendo sido, entre outras funções, eurodeputado e presidente da Câmara de Loulé.