"Sou um candidato independente dos partidos, fora do mainstream"
O socialista irá apresentar amanhã, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, a sua candidatura oficial para a corrida às eleições presidenciais.
© Global Imagens
Política Henrique Neto
O socialista Henrique Neto confirmou ao Jornal de Notícias que se irá apresentar esta quarta-feira como candidato às eleições presidenciais de 2016. O candidato a Belém considera-se “fora do mainstream da política”. Mas as reações partidárias já chegaram e algumas não são agradáveis.
Sendo o primeiro candidato oficial ao Palácio de Belém, o socialista apanhou o PS de surpresa, que teme agora a dispersão de votos à esquerda. Mas Henrique Neto não se mostra incomodado com as reações do PS.
“Sou um candidato independente dos partidos, de fora do mainstream da política portuguesa. E quero aproveitar o meu tempo para fazer alguma inovação no panorama” nacional, garante ao Jornal de Notícias.
Os convites para a apresentação de amanhã já começaram a ser enviados, apesar de não conterem o nome do protagonista. No entanto, no convite lê-se que o candidato pretende uma “reforma política” e “uma nova república”.
O socialista recusa-se que as presidenciais sejam “um simples complemento das legislativas” e que a Presidência da República seja “uma mera extensão da representação partidária”.
A esta candidatura quem já reagiu foi António Costa que afirmou não ter sido informado. “Não falou e nem tinha naturalmente de falar. Soube pela rádio. É-me indiferente. Não tenho nenhum comentário a fazer”.
Também o ex-ministro Augusto Santos Silva usou o seu Facebook para afirmar: “Tenho muito que trabalhar hoje, escusava o destino de me lembrar que continuo sem candidato presidencial, que corro o risco de brindar a Direita com uma enorme dispersão de votos à esquerda e que, sempre que os responsáveis se resguardam, os bobos ocupam a cena”, lê-se.
Por sua vez, o ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Seixas da Costa elogia a posição de Henrique Neto também pelo Facebook. “Reforçado pela coragem que teve para entrar nesta aventura, a qual nem por ser impossível deixa de ser nobre”, refere e deseja-lhe um “valente combate”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com