Depois de “uma primeira tentativa gorada”, quando ainda não era líder do Partido Socialista (PS), o Clube dos Pensadores (CdP) vai receber na próxima semana, dia 30 de março, António Costa.
O dirigente ‘rosa’ marcará presença às 21h30 no Hotel Holiday Inn, em Gaia, para aquele que será o 90.º debate do CdP, que contará ainda com a presença do histórico socialista Orlando Gaspar.
A confirmação da presença do líder socialista, lê-se em comunicado enviado às redações, foi feita por SMS, com Costa a afirmar: “Um dia havia de ser... Agradeço o convite e a persistência”.
Persistência que o fundador do CdP, Joaquim Jorge, justifica “com o interesse público e cívico, de ouvir o líder socialista num fórum de debate da sociedade civil e não num local organizado pelo partido”. Além disso, acrescenta, estamos perante “um candidato a primeiro-ministro” que para sê-lo “tem de conquistar a confiança dos cidadãos, para votarem nele”.
“Será uma oportunidade de fazê-lo, explanar algumas das suas ideias, dissipar dúvidas e explicar algumas das suas propostas para um futuro programa de Governo" que sairá das eleições legislativas de setembro.
Joaquim Jorge salienta ainda, na mesma nota, uma curiosidade. Antes de Pedro Passos Coelho ser eleito em 2011, esteve uns meses antes num debate no CdP, o que “pode ser um bom presságio” agora para António Costa.