Domingo, 29 de março:
O PSD voltou a ganhar eleições legislativas da Madeira no domingo, as primeiras sem Alberto João Jardim, mas com o pior resultado de sempre, conquistando apenas o número de deputados de que necessitava para ter maioria absoluta.
O PSD, liderado por Miguel Albuquerque, obteve 44,33% dos votos (24 deputados em 47), o CDS manteve-se a segunda força da região (13,6%), embora perdendo dois deputados (7).
A coligação Mudança, liderada pelo PS, foi terceiro (11,4%), com seis deputados, mas abaixo dos resultados (obtidos separadamente pelos partidos (PS, Partido Trabalhista Português, Partido dos Animais e Partido da Terra) nas eleições anteriores.
O movimento Juntos pelo Povo foi a quarta força, com cinco deputados e 10,34% dos votos, à frente da CDU, que teve 5,5% e dois deputados.
Segunda-feira, 30 de março:
A CDU anuncia que vai pedir que sejam contabilizados cinco votos na coligação, anulados no domingo, na recontagem de votos, no dia seguinte, terça-feira. Esses votos poderiam retirar a maioria absoluta ao PSD.
Terça-feira, 31 de março:
Manhã: início da recontagem dos votos.
20:10
Reviravolta nas eleições regionais de domingo na Madeira. É anunciado que o PSD perdeu a maioria absoluta. Os sociais-democratas PSD perdem o 24.º deputado, que lhe dava a maioria absoluta, e a CDU elegeu o terceiro.
21:10
O secretário-geral do PSD/Madeira, Rui Abreu, admitiu que o partido não esperava perder a maioria absoluta e vai analisar a ata da assembleia de apuramento geral para decidir se recorre para o Tribunal Constitucional.
21:20
O mandatário da CDU, Leonel Nunes, disse que hoje "é um dia inesquecível" para a coligação.
21:40
A assembleia de apuramento das eleições legislativas na Madeira detetou um erro informático depois de afixar o edital que retirava a maioria absoluta ao PSD: não tinha sido considerada a votação do Porto Santo.
Inicia-se segunda recontagem dos votos.
22:05
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou que a segunda recontagem dos votos relativos às eleições da Madeira confirmou que o PSD conseguiu a maioria absoluta.
22:50
O mandatário da candidatura da CDU na Madeira declarou que a coligação "não vai aceitar de braços cruzados" a decisão do presidente da assembleia de apuramento eleitoral que devolveu ao PSD a maioria absoluta nas regionais de domingo.