Marinho e Pinto acusado de "desviar verbas"

Acusação é feita pelo segundo eurodeputado eleito pelo Partido da Terra, MPT.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
18/04/2015 09:30 ‧ 18/04/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Bruxelas

Marinho e Pinto, eurodeputado que foi eleito quando integrava o MPT, está a ser acusado por um ex-companheiro de partido de desviar verbas.

Em causa, revela o Expresso, está um jantar-debate organizado por Marinho e Pinto em Bruxelas na última terça-feira.

“É inadmissível a utilização de verbas europeias para a promoção de iniciativas de carácter partidário”, disse ao Expresso José Inácio Faria, autor de um pedido de esclarecimento enviado a Martin Schülz, presidente do Parlamento Europeu.

O segundo eurodeputado eleito pelo MPT considera que Marinho e Pinto agiu de forma ilegal ao realizar um jantar-debate que “foi um autêntico comício eleitoral de promoção do PDR”, partido que, lembra José Inácio Faria, “não é um partido do Parlamento Europeu, até porque não existia no momento em que Marinho e Pinto concorreu e foi eleito”.

Por isso, considera “abusivo” que os cartazes espalhos pelo Parlamento Europeu e “por algumas ruas de Bruxelas” albergassem o símbolo do partido criado por Marinho e Pinto.

“Esta situação pode, no mínimo, tratar-se de uma situação bizarra e, no máximo, de uma ilegalidade que configura um desvio de verba”, sublinhou.

Por seu lado, o ex-bastonário da Ordem dos Advogados descreve a reação do ex-companheiro de militância como tratando-se de “frustração, raiva, ódio e incapacidade de iniciativa política”.

“Não foi o MPT que me elegeu, fui que eu fui eleito para o Parlamento Europeu”, concluiu.

O Expresso entrou em contacto com o porta-voz do Alde, grupo dos Liberais Europeus a que pertence Marinho e Pinto e José Inácio Faria, que explicou que não existe qualquer problema, uma vez que embora o PDR não seja um partido que esteja incluído nas famílias do Parlamento Europeu, o seu responsável, Marinho e Pinto, é eurodeputado.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas