Passos vetou medidas da troika que PS agora 'recupera'

Dá conta o Expresso que o Partido Socialista tem três propostas políticas que já tinham sido previamente desenhadas pelo FMI e vetadas pelo Executivo liderado por Pedro Passos Coelho.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
25/04/2015 16:58 ‧ 25/04/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Três propostas

Durante o programa de ajustamento, a troika defendeu três propostas que agora são apresentadas pelo Partido Socialista liderado por António Costa.

As medidas, a saber, a reintrodução do imposto sucessório, a criação do complemento salarial para os trabalhadores abaixo do limiar mínimo e o contrato de trabalho único, foram defendidas pela troika. Porém, o Executivo liderado por Pedro Passos Coelho opôs-se a elas e vetou-as.

Explica o Expresso que é o caso do complemento salarial, por exemplo, que chegaria pela via de um crédito fiscal, na prática um ‘imposto negativo’  aplicável a todos os que durante um ano declarassem um rendimento do trabalho inferior ao limiar da pobreza.

A medida foi sempre empurrada pela coligação para um período pós-troika, mas é agora recuperada pelos economistas socialistas que apresentaram um modelo macroeconómico em que se baseará o programa do PS. 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas