A expulsão do partido pode ser o destino dos social-democratas que decidam apoiar uma possível candidatura do presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, à câmara da invicta contra o candidato do PSD, Luís Filipe Menezes.
Ao JN, Calvão da Silva, presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, assegura que os estatutos serão cumpridos, designadamente o art.9 ponto 4 que estabelece a cessação da “inscrição no partido dos militantes que se apresentem em qualquer acto eleitoral nacional, regional ou local na qualidade de candidatos, mandatários ou apoiantes de candidatura adversária da apresentada pelo PPD/PSD”.
Na mira desta possibilidade, e caso Rui Moreira avance com a candidatura, estão Rui Rio, actual presidente da Câmara do Porto, Valente de Oliveira, o histórico Amândio de Azevedo, e o vereador Vladimiro Feliz.
Ainda assim, o presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD diz estar convencido que isso “não vai acontecer” porque “gostam tanto do partido [que] não gostariam de ter consequências negativas”.