Futuro da TAP pode transitar para as mãos de Costa

A formalização da venda poderá acontecer no final do ano, depois das eleições. Caso vença, o Partido Socialista poderá ter a possibilidade de cancelar ou alterar o modelo de privatização da TAP.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
08/05/2015 13:17 ‧ 08/05/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Privatização

O caderno de encargos prevê que “até à liquidação física das compras e vendas a realizar”, o processo de venda da TAP pode ser suspenso ou anulado por “razões de interesse público”.

Assim sendo, e podendo o negócio ser adiado em várias ocasiões, como destaca o jornal Sol de hoje, se for eleito, António Costa terá margem para travar o processo de venda da TAP.

Mesmo que a decisão quanto ao futuro da companhia aérea aconteça até ao fim deste semestre, como a tutela tem vindo a reiterar, a formalização do negócio poderá vir a realizar-se já depois das eleições legislativas, que deverão acontecer em outubro (a data ainda não esteja definida).

Esta semana, António Costa voltou a frisar que se opõe ao atual modelo de venda da companhia aérea, que pretende entregar 61% do capital a um ou mais investidores de referência, 5% a trabalhadores e deixar os restantes 34% na esfera pública. “O meu Governo tudo fará para impedir que se consolide, na esfera jurídica, a alienação da maioria do capital da TAP”, prometeu numa entrevista à TVI, esta quarta-feira.

O atual líder da oposição espera “que até às legislativas não seja tomada nenhuma decisão irreversível”. E se for eleito, mesmo que uma decisão tenha sido tomada, António Costa pode ‘refugiar-se’ no caderno de encargos que prevê a possibilidade de suspender ou anular o processo “sempre que razões de interesse público o justifiquem”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas