Analisando as palavras de Bagão Félix sobre a Taxa Social Única, João Galamba afirma que o economista "tem toda a razão em criticar a obsessão do FMI com a redução dos custos salariais e faz bem em acusar Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque por estes insistirem nessa via, que corresponde à única ideia de competitividade que conhecem".
"Mas já não tem razão nenhuma quando diz que António Costa e o PS vão pelo mesmo caminho, porque isso, pura e simplesmente, não corresponde à verdade", esclarece.
O deputada socialista explica que "o que serve para aumentar os níveis de emprego é a redução da TSU para os trabalhadores, porque essa medida aumenta o rendimento disponível de todos os trabalhadores que descontam para a Segurança Social, com impacto direto no consumo”.
“A redução da TSU, a cargo da entidade empregadora tem um objetivo distinto. Não se trata de aumentar o volume, mas sim a qualidade e estabilidade do emprego”, frisa.
Em jeito de conclusão, Galamba afirma ainda que "para o PS, o papel da redução da TSU paga pelos empregadores pelos contratos permanentes serve apenas para desonerar o trabalho estável e de qualidade e onerar o trabalho precário e a alta rotação de trabalhadores”.