Dia 20 e 21 de junho, a candidatura Livre/Tempo de Avançar elege os seus deputados, isto depois de ter aberto a porta à chegada de candidaturas por parte de todos os cidadãos.
Entre os candidatos que se perfilam, o Público dava já conta de figuras como a atriz São José Lapa e o ex-presidente do Infarmed José Aranda da Silva terem mostrado interesse em candidatar-se. Mas entre os candidatos que poderão ser escolhidos daqui a um mês surge também André Nóvoa, filho do candidato às presidenciais, Sampaio da Nóvoa, dá conta o jornal i.
André Nóvoa é, assim, um dos 140 candidatos que irá a votos nas primárias do Livre/Tempo da Avançar. Entre as suas motivações, conta o próprio ao mesmo jornal, está a procura de “tentar novas formas de fazer política” mas também algum “cansaço” sobre o estado atual do país.
André conta que, até ao momento, “nunca tinha tido atividade política”. Curiosamente, salvo algumas intervenções públicas, o seu pai, Sampaio da Nóvoa, é também um estreante nestas lides.
Entre os dois, conta André Nóvoa, há “encontros” em vários valores e em questões ideológicas. Ainda assim, o jovem de 30 anos, candidato pelo Livre/Tempo e Avançar, não está à espera que o facto de ser filho de Sampaio da Nóvoa tenha influência nas eleições primárias do partido.
“As pessoas vão votar em projetos próprios e a minha candidatura tem um sentido”, diz.