Em entrevista ao Observador, o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão garantiu que os seus compatriotas sabem “muito bem quão difícil tem sido o caminho dos portugueses ao longo dos últimos anos”.
E é este conhecimento que, garante, faz com que os alemães tenham o “maior respeito pelos esforços que o país tem realizado no âmbito das reformas”.
“Portugal é um exemplo para toda a Europa. Agora, o importante é consolidar esse sucesso e, ao mesmo tempo, manter o equilíbrio social”, defendeu Franz-Walter Steinmeier.
Já no que diz respeito à Grécia, o governante germânico começa por sublinhar que “na Europa, apenas em conjunto e constante diálogo foi possível darmos os passos decisivos para a estabilização”.
“Não teria certamente sido possível introduzir mecanismos como a união bancária ou a supervisão comum dos orçamentos nacionais se tivesse havido uma situação de confronto”, afirmou Steinmeier, lembrando que “qualquer membro do Governo Federal está perfeitamente ciente de que é a disponibilidade para negociar e para chegar a compromissos que faz com que a Europa avance”.