Comissão de recrutamento contraria Governo e chumba 12 gestores

A tarefa do Governo face à nomeação de gestores para cargos públicos não tem sido facilitada pela comissão de recrutamento que avalia estas propostas, a CRESAP. Presidida por João Bilhim, a entidade já chumbou 12 dos nomes sugeridos pelo Executivo liderado por Pedro Passos Coelho, tendo sido um candidato à administração da CP o último a ser vetado pelo organismo, avança a edição desta segunda-feira do jornal Público.

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
28/01/2013 08:00 ‧ 28/01/2013 por Notícias Ao Minuto

Política

Estado

Desde Maio de 2011, data em que foi criada, a Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública (CRESAP) já deu 12 pareceres negativos às 185 propostas oriundas do Governo para a gestão de 85 empresas e hospitais do Estado, embora apenas oito avaliações sejam, para já, do domínio público.

Um dos chumbos mais recentes decretado pelo exigente crivo desta esta entidade presidida por João Bilhim, diz respeito a um candidato à administração da CP. Tratar-se-á de Luís Centeno Fragoso, ex-administrador e actual quadro dos CTT, com o qual a CRESAP chegou a ter uma entrevista presencial, indica o Diário Económico.

Desde que entrou em funções foram dados "173 pareceres adequados ou adequados com limitações e 12 reservas", cita o Público, isto para um total de 85 entidades, das quais 41 eram empresas públicas. Outras 29 avaliações foram dadas para agrupamentos de centros de saúde (ACES) e as restantes 15 para hospitais do Estado.

Questionado por este jornal, sobre o nome e função dos candidatos chumbados, João Bilhim escusou-se a responder, alegando que essa informação só é tornada pública quando os próprios autorizam previamente.

Não obstante, muitos dos casos terão ligações à área dos transportes, de que constitui exemplo a Metro do Porto, apurou o Público.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas