Para encerrar o ciclo de debates do Clube dos Pensadores (CdP), “antes das férias de verão”, o convidado desta noite é o candidato presidencial Sampaio da Nóvoa.
Em comunicado, o CdP fará “um interregno por um período de quatro meses , em virtude das eleições legislativas”, que decorrerão entre 14 de setembro e 14 de outubro". Mas porque “o Clube tem a tradição de procurar ouvir os candidatos presidenciais”, o primeiro será o antigo reitor da Universidade de Lisboa e candidato a Belém.
“A eleição presidencial é uma eleição muito do agrado do CdP , pois (...) não depende dos partidos políticos” e “as candidaturas (...) são propostas por um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000 cidadãos eleitores”, destaca o fundador Joaquim Jorge.
Apesar dos “sinais de aproximação” de Sampaio da Nóvoa ao PS “ainda não houve [porém] um apoio público formal” do partido liderado por António Costa, “apesar de contar com o apoio de dois ex-Presidentes da República socialistas, Mário Soares e Jorge Sampaio”.
Órfão de António Guterres, “Sampaio da Nóvoa não é consensual no [seio socialista] e há várias alternativas, uma delas, Maria de Belém”.
Esta e outras questões, que marcam a atualidade nacional e internacional, estarão em cima da mesa de debate esta noite no CdP, como habitualmente no Hotel Holiday Inn, em Gaia.