Deputada do PSD vai para embaixada e instala a polémica

A nomeação de uma deputada para a Embaixada Portuguesa de Berna (Suíça) está a gerar polémica no Parlamento.

Notícia

© Facebook

Notícias Ao Minuto
01/07/2015 08:44 ‧ 01/07/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Ester Vargas

Maria Ester Vargas, atual deputada do PSD, foi nomeada para técnica principal na área social na Embaixada de Portugal, em Berna, na Suíça, e o caso está a gerar uma enorme polémica no maior partido da oposição.

Segundo noticia o jornal Público, o deputado socialista Paulo Pisco entregou, na passada terça-feira, diversas perguntas para serem respondidas pelo primeiro-ministro, com o intuito de esclarecer a nomeação.

“Considera o Governo ético nomear, em final de mandato, uma deputada ainda em exercício para desempenhar funções de conselheira social na Embaixada de Portugal em Berna?”, questiona o Partido Socialista.

A social-democrata, relembra Paulo Pisco, irá substituir um conselheiro social retirado no início do mandato do executivo, e a escolha deverá proporcionar a Ester Vargas um regime de comissão de serviço por três anos, que “em termos salariais, equivale mais ou menos, à de um diplomata”.

“Por que razão passou o Governo um mandato inteiro sem nomear conselheiro social para Berna, e o faz agora nestas circunstâncias particulares?”, pergunta o deputado parlamentar, acrescentando ainda que “não se conhece à nomeada qualquer experiência no domínio diplomático ou consular ou no âmbito dos serviços sociais”.

Em resposta ao jornal Público, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas afirma que “todas as nomeações de qualquer especialista é política, mas não é por motivos partidários”.

José Cesário mostra ainda que “a necessidade de ocupar aquele lugar é evidente”, já que “a embaixada de Berna só tem o embaixador”. Mais ainda, justifica que a nomeada fala alemão, francês e inglês e “tem trabalho feito em organizações sociais”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas