Uma delegação de propaganda do Partido Comunista Chinês esteve nos últimos dias em Portugal. A liderar a comitiva veio Liu Qibao (na imagem), dirigente máximo da propaganda, que durante os três dias de visita a Portugal terá reunido com o Primeiro-ministro mas também com o secretário-geral do PS.
O Diário de Notícias revela que nem o gabinete de Passos Coelho nem o de António Costa divulgaram publicamente as reuniões. Já na China os encontros não só foram divulgados, como a agência chinesa Xinhua escreve mesmo, citando o chefe da delegação chinesa, “que os laços entre Portugal e a China nunca foram tão fortes”.
Da parte de São Bento, que reuniu com a delegação chinesa no passado dia 1 de julho, o encontro foi descrito como uma “cortesia” solicitada pela embaixada chinesa, adiantou fonte oficial ao mesmo jornal. Porém, não só o embaixador da China em Portugal esteve presente como a agência de notícias chinesas escreve que o encontro foi “a convite do partido do governo, o PSD”.
Da parte do PS, o encontro foi descrito como um ato que faz parte “das reuniões habituais que o secretário-geral tem com dirigentes de outros partidos”. Ao lado de Costa, na reunião, esteve ainda Carlos César e Sérgio Sousa Pinto.