Rui Rio tem estado na linha da frente dos potenciais candidatos sociais-democratas às eleições presidenciais. A linha oficial do partido, porém, não se altera: a candidatura a Belém só será assunto já depois das legislativas.
O semanário Sol, porém, adianta queRio está decidido a concorrer a Belém e deverá mesmo apresentar a sua candidatura já este mês, embora opte por não fazer campanha durante o verão.
Desta maneira, o ex-autarca do Porto marca já o seu lugar na corrida a Belém, sem no entanto desvirtuar a linha oficial do partido, que tem nas eleições legislativas a sua grande prioridade.
Ao semanário, fontes próximas adiantam que Rio também se quererá resguardar de um eventual cenário de derrota nas legislativas. Deste modo, não deixaria margem para que o seu nome fosse associado a uma possível sucessão de Passos Coelho, já que a liderança do partido não é a preocupação imediata.
Nas últimas semanas, Rui Rio terá mesmo falado com vários históricos do partido, desde Nuno Morais Sarmento, passando por Manuela Ferreira Leite e Francisco Pinto Balsemão, com quem se terá aconselhado sobre o seu futuro político.