Advogados e juristas e professores. São estas as profissões que dominam as listas de candidatos a deputados da coligação e do PS.
De acordo com o Jornal de Negócios, a coligação apresenta nas suas listas 31 advogados e juristas, enquanto no PS o número cai para 18.
Já no que diz respeito aos professores, que é a segunda classe mais representada, é o PS que lidera com 15 candidatos contra os 11 apresentados pela coligação.
Dos 166 candidatos analisados (83 do PS e outros 83 da coligação) o Negócios concluiu que há ainda outra profissão bastante representada: economistas (oito apresentados pelo PSD/CDS e seis pelo PS).
Na coligação há ainda espaço para gestores, consultores e técnicos superiores, enquanto no PS há mais engenheiros e professores e ainda dois médicos e dois jornalistas (também há nas listas da coligação, mas em menor número).
Enquanto a coligação tem um vitivinicultor, o PS apresenta um filósofo.
Já no que concerne à idade, é a coligação que apresenta uma lista mais jovem tendo mais candidatos que ainda não completaram o 40º aniversário (17 contra 12 do PS).
A maioria dos candidatos a deputados apresenta idades entre os 50 e os 55 anos, seguindo-se a faixa etária entre os 40 e os 45 anos.