A lei das rendas é um tema sensível e o PSD teme a impopularidade do tema, no contexto das eleições autárquicas. Foi por esse motivo que alguns deputados do partido criticaram a ministra responsável pelo documento, Assunção Cristas, na Assembleia da República. Segundo o Expresso, Passos Coelho, Miguel Relvas e o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, souberam da intenção dos deputados laranjas e deram luz verde às críticas.
O semanário Expresso escreve ainda que o PSD viu nesta situação uma oportunidade para mostrar ao CDS, partido de Cristas e parceiro da coligação do Governo, que não são apenas os deputados centristas que podem guardar distância ou mesmo criticar decisões polémicas do Executivo.
Sobre a lei das rendas, Assunção Cristas garantiu no Parlamento que a intenção é esperar por propostas antes de fazer alterações, que deverão acontecer apenas dentro de alguns meses. Para já, o Ministério vai apostar na informação e esclarecimento em juntas de freguesia, e distribuir brochuras.